sábado, 15 de maio de 2010

Saúde e medicalização: debatendo sobre a infância em uma terra prometida

No dia 24 de maio de 2010, o Lapso - Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social, do Instituto de Psicologia da USP realiza o evento "Saúde e medicalização: debatendo sobre a infância em uma terra prometida", que acontecerá das 12h00 às 14h30, no Bloco G do IPUSP.
Este evento faz parte das atividades do Projeto Bandeira Científica, projeto de extensão criado em 1957 pela Faculdade de Medicina da USP com foco na pesquisa e educação. Este projeto foi retomado em 1998 com enfoque no trabalho interdisciplinar, incluindo outros campos cientícos. O IPUSP integra o projeto desde 2005.
Durante o evento do dia 24 de maio, serão apresentados os resultados dos trabalhos realizados pelos estudantes de psicologia da USP na expedição à cidade de Ivinhema (Mato Grosso do Sul), inserida no Projeto Bandeira Científica, além da abertura do processo seletivo para novos participantes.
O tema em questão será abordado no debate entre a professora Maria Cecília Sucupira, da Faculdade de Medicina da USP e a Profª Drª Maria Helena Souza Patto, do IPUSP, ícone no campo da Psicologia Escolar e Educacional.
As inscrições serão realizadas no dia e o evento é gratuito.

Data: 24/05/2010
Horário:
12h00
Local
: Av. Prof. Mello Moraes 1721, Bloco G, IPUSP, Cidade Universitária, São Paulo
Contato: (11) 3091-418

Fonte: Cartaz do Evento, Site do IPUSP
Texto: Alecxandra Mari Ito - GIQE

Curso de Aperfeiçoamento da USP - inscrições abertas

De 31/05 a 11/06/2010 estarão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento - Orientação à Queixa Escolar, promovido pelo Instituto de Psicologia da USP, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de psicólogos que realizam atendimentos a queixas escolares, apresentando as principais críticas aos modelos tradicionais e oferecendo alternativas de intervenção breve e focal que envolvem todos os principais participantes da produção de tais queixas, isto é, pais e escolas, além dos alunos.
Este curso tem vagas limitadas e costuma haver grande concorrência por sua excelência e pelo diferencial proporcionado pelo seu enfoque de trabalho em relação à atuação do psicólogo frente às queixas escolares de indisciplina e dificuldades de aprendizagem.
Esta edição do Aprimoramento acontecerá no período de 05/08/2010 a 25/06/2011, lembrando que são a responsável pelo curso e a supervisora, respectivamente, a Profª Drª Marilene Proença Rebello de Souza e a MS. Beatriz de Paula Souza.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx11) 3091-4172 ou ainda pelo link
http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1643:curso-de-aperfeicoamento-orientacao-a-queixa-escolar&catid=45:eventos&Itemid=83

As inscrições devem ser feitas pessoalmente, impreterivelmente no período de 31/05 a 11/06/2010, das 9:00 às 11:30h e das 14:00 às 16:30h, na Secretaria do Serviço de Psicologia Escolar, na Av. Prof. Mello Moraes,1721, Bloco D, que fica ao lado da ECA.

Fonte: Site do IPUSP
Texto: Alecxandra Mari Ito - GIQE

domingo, 9 de maio de 2010

Plano Municipal de Educação da cidade de São Paulo


Está em construção o Plano Municipal de Educação para a cidade de São Paulo, processo este que teve início em março deste ano, momento em que foram realizadas pela cidade diversas plenárias livres para sugestões de aspectos que devem ser abordados durante as discussões deste Plano.
Este documento, que deverá ser elaborado através de processo democrático e com a participação de escolas, comunidade e diferentes setores da sociedade orientará o planejamento, a avaliação e o controle social das políticas educacionais para os próximos dez anos em nosso município, não apenas com diretrizes mas também apontando metas a médio e longo prazos.
Membros do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar, através do CRP SP, também assinam algumas das proposições que servirão de base para a confecção deste Plano.
O processo de debates no município entra agora em sua segunda fase. De 04 a 22 de maio terá espaço o momento das reuniões nas 31 subprefeituras, que deverão eleger as prioridades de cada região, sendo seus resultados encaminhados para a etapa seguinte, a da Conferência de Educação da Cidade de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de junho.
A Conferência terá a tarefa de apreciar todos os materiais obtidos durante as plenárias regionais, debatendo e elegendo as sugestões que darão origem ao documento do Plano Municipal de Educação, o qual será encaminhado para a Câmara Municipal e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para sua votação.

Já aconteceram as reuniões nas Subprefeituras da Vila Prudente, São Mateus, Lapa, Campo Limpo e Aricanduva/Formosa/Carrão.

Nesta semana ocorrem as reuniões nas Subprefeituras de:
10/05 Jaçanã/ Tremembé
Vila Mariana
11/05 São Miguel
12/05 Ipiranga
Santana/Tucuruvi
13/05 Ermelino Matarazzo
14/05 Freguesia do Ó/ Brasilândia
Jabaquara
15/05 Guaianases
Parelheiros
Perus
Pinheiros
17/05 Vila Maria/ Vila Guilherme

18/05 Itaim Paulista

E na última semana será a vez das Subprefeituras:

19/05 Penha
Cidade Ademar
20/05 Santo Amaro
Mooca
Casa Verde/Cachoeirinha
21 e 22/05 Itaquera
22/05 Pirituba
M’Boi Mirim
Cidade Tiradentes
Capela do Socorro
Butantã
Veja os locais das reuniões através do link
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/pme/AnonimoSistema/MenuTexto.aspx?MenuID=17&MenuIDAberto=7

Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Texto: Alecxandra Mari Ito - GIQE